Ética e Integridade
Programa de Compliance da PayBrokers
Desde a sua fundação, a PayBrokers sempre conduziu e dirige seus negócios de forma ética. Como uma empresa facilitadora de pagamentos (eFx), a confiança é um dos elementos fundamentais para que possamos continuar a operar em um mercado cada vez mais competitivo.
Código de Ética e Conduta
O Código de Ética e Conduta da PayBrokers é o documento que estabelece as diretrizes e normas de conduta a serem seguidas por todos os envolvidos com a empresa, incluindo colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e agentes públicos. O objetivo principal do Código é garantir integridade, transparência, ética e respeito em todas as atividades da empresa.
O Código estabelece condutas vedadas e estimuladas em quatro ambientes básicos de relacionamento da PayBrokers: relações internas, relações com clientes, relações externas e relacionamento com os usuários finais. Cada ambiente possui diretrizes específicas a serem seguidas.
Todos os envolvidos devem seguir as diretrizes estabelecidas no Código para promover um ambiente de trabalho saudável e ético, garantindo a confiança e a satisfação dos clientes.
Funcionamento do Programa de Compliance da PayBrokers
A PayBrokers oferece o e-mail compliance@paybrokers.com.br como canal de denúncias e comunicação para qualquer pessoa, incluindo administradores, colaboradores, fornecedores, clientes e terceiros. O mesmo e-mail pode ser usado para tirar dúvidas, fazer sugestões ou recomendações de aprimoramento das Políticas de Compliance. A premissa fundamental é proporcionar um meio seguro e acessível para contribuições, dúvidas e relatos de não conformidade.
Garantia do anonimato e confidencialidade
A PayBrokers permite que todos possam trazer relatos ou contribuições ao Programa de Compliance de forma anônima, sem a necessidade de se identificar. É fundamental garantir o anonimato e a confidencialidade durante todo o processo de contribuição para manter a segurança e a confiança nas atividades de compliance.
Comitê de Compliance e de Prevenção de Riscos da PayBrokers
O Comitê é responsável pela aplicação direta da política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de ADEL Terrorismo (PLDFT).
Suas funções incluem supervisionar e monitorar situações que exigem ação direta do Comitê, apoiar e assessorar a diretoria nas definições e avaliações do Programa de Compliance e tratar denúncias de potenciais descumprimentos do Código de Ética e das políticas do Programa.
Políticas adotadas pela PayBrokers
1. Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento
de Terrorismo da PayBrokers
Nossa política tem como objetivo principal prevenir atos de lavagem de dinheiro, que envolvem ocultar a origem de bens ou valores provenientes de atividades criminosas. Também define os papéis e responsabilidades das instâncias internas da PayBrokers para garantir o cumprimento contínuo dos mecanismos de prevenção e fixa requisitos essenciais de governança.
Os princípios fundamentais desta política incluem:
- prevenção de crimes financeiros: estamos constantemente cautelosos para evitar a ocorrência de crimes financeiros;
- abordagem baseada em riscos: tomamos decisões considerando uma política consolidada de riscos corporativos;
- proteção da imagem da PayBrokers: buscamos evitar riscos indesejáveis que possam prejudicar a integridade corporativa e a reputação da empresa no mercado;
- procedimentos internos adequados: estamos atentos aos procedimentos internos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo, garantindo que sejam compatíveis com o volume de operações.
Para mais detalhes sobre o funcionamento da nossa Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo, consulte o documento específico elaborado pela empresa. A prevenção a essas práticas é um dos pilares fundamentais da atuação da PayBrokers, e é crucial comunicar imediatamente qualquer indício ou suspeita de origem oculta de valores.
Além das PLDFT, a PayBrokers adotas as seguintes políticas:
2. Política de privacidade e proteção de dados
Tendo como objetivo a proteção de dados pessoais e informações confiadas à empresa, essa Política estabelece diversas medidas para garantir a segurança e o tratamento adequado dos dados pessoais tratados pela PayBrokers.
3. Política anticorrupção, antissuborno e de relacionamento com autoridades públicas
A Política citada busca disciplinar o relacionamento transparente com a administração pública, a partir do estabelecimento de diversas regras de relacionamento entre agentes públicos e os integrantes da PayBrokers.
4. Política de due diligence:
O procedimento de due diligence visa garantir a integridade de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio, mediante a verificação de reputação, conformidade jurídica e compatibilidade com o objeto contratual.
5. Política de produtos da PayBrokers:
A Política de Produtos da PayBrokers busca disciplinar o bom funcionamento dos produtos e serviços oferecidos, bem como trazer uma linguagem de comunicação de maneira uniformizada com os clientes.
6. Política de fornecedores:
A Política de fornecedores da PayBrokers prescreve os mecanismos para a manutenção de uma boa relação com os seus prestadores de serviços, a partir do estabelecimento de cláusulas anticorrupção nos contratos e necessidade de cumprimento integral das disposições contratuais.